Plano de Saúde Individual: O que é e Como Contratar?
Indíce
- Sobre o Plano de Saúde Individual
- Como Contratar?
- Carência do Plano de Saúde Individual
- Operadoras que Comercializam o Plano de Saúde Individual
- Como Escolher um Bom Plano de Saúde
O plano de saúde individual é comercializado para a pessoa física que deseja ter um convênio médico sem dependentes.
Apesar de parece comum, o plano de saúde individual é pouco contratado e ofertado pelas operadoras, uma vez que a maioria dos planos são para contratações em grupo.
Caso a pessoa física contratante deseje adicionar algum dependente ao plano, ele deixa de ser individual e passa a ser um plano de saúde familiar. Que por ter mais participantes, é um plano mais barato que o convênio médico individual.
Como Contratar?
Normalmente os planos são comercializados para grupos de 2 ou 3 pessoas, assim entrando nas categorias familiar e empresarial. Porem existem duas formas de contratar um plano de saúde individual: através do CPF ou por adesão.
Plano de Saúde pelo CPF
Essa é a forma mais simples, porem, você terá que procurar uma operadora que disponibilize a contratação individual através do CPF. Uma das que fornece esse plano é a Amil através da sua linha recente chamada de Amil Fácil.
Dessa forma basta entrar em contato com um corretor ou corretora e solicitar uma cotação adequada para seu perfil.
Cotratação por Adesão
Caso você esteja vinculado a alguma entidade de classe, sindicato ou categoria profissional, temos uma boa notícia, a contratação por adesão é em média até 30% mais barato que a pelo Cpf.
Contratar uma plano de saúde por adesão, abre um leque de operadoras de ponta por um valor mais barato. Operadoras como Bradesco, Amil, SulAmérica, Unimed entre outras, firmam parcerias com os sindicatos e associações e concedem até 30% de desconto para os associados.
Carência do Plano de Saúde Individual
A carência é um período em que os serviços não podem ser utilizados. Este período pode variar de plano para plano, sendo de 24 horas até 24 meses dependendo do procedimento.
Essa é uma parte muito importante na hora de decidir qual plano de saúde contratar. Cada operadora pode oferecer a própria carência e essa informação está no contrato. Porém desde 1999, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou limites máximos para as carências que são:
- Casos de urgência (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis): prazo de carência de 24 horas;
- Partos a termo, excluídos os partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional: 300 dias. Saiba mais sobre carência em caso de gravidez;
- Doenças e lesões preexistentes: (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir) 24 meses;
- Demais situações: 180 dias.
Fonte: Site ANS
Operadoras que Comercializam o Plano de Saúde Individual
Apesar de muito comum, nem todas as operadoras disponibilizam o plano individual em seus catálogos. Vamos apresentar aqui todos os planos de saúde familiares disponiveis hoje no Brasil.
- Amil
- Unihosp
- Biovida
- Bio Saúde
- São Cristóvão
- GreenLine
- Trasmontano
Como escolher um bom plano de saúde?
Um bom plano de saúde nem sempre é o mais caro. O importante é que o plano satisfaça suas necessidades, para isso é importante determinar primeiro, qual é o seu perfil. Além de tudo que foi explicado acima, pense também nos seguintes itens:
- Preciso de atendimento em todo o Brasil ou só no meu estado?
- Se for apenas no seu estado, em que região você reside e quais hospitais você gostaria de ter acesso?
- Se for nacional, você tem alguma região específica que você viaja mais?
- Você gostaria de utilizar reembolso de plano de saúde?
Nós da Seguro Saúde Online, estamos a mais de 10 anos no mercado de seguros, e trabalhamos analisando seu perfil e preferências, para assim propor as melhores opções. Tudo rápido, fácil e sem burocracia.